Eventos Inovadores

Insira seu e-mail no campo ao lado para podermos ajudar a tornar seu evento inesquecível!

Enviando...
29 de março de 16   |    1 Comentário

Introdução ao Funil de Marketing em Eventos

Capa do funil do marketing de eventos

Em Marketing e Vendas um conceito muito importante é o de Funil. Ele representa a jornada de compra do cliente e sua utilização permite a construção de processos bem específicos pelos quais os clientes deverão passar até atingir o ponto mais importante da jornada, onde eles colocam a mão no bolso e te pagam pelo serviço ou produto. Existe muita informação disponível sobre esse tópico na Internet. Apesar disso, não encontramos muita informação disponível (e a que existe normalmente está em outras línguas) sobre o que chamamos de Funil do Marketing de Eventos. Este post introduz este conceito como o vemos aqui no Sharespot, e procura auxiliar nossos clientes e o mercado no descobrimento da metodologia aplicada ao mercado de eventos através de comparações simples, e que pode ser determinante para aqueles que procuram retorno sobre o investimento realizado em eventos.

Para quem não entende muito bem os conceitos de retorno de investimento e custo de aquisição de clientes nós fizemos esse ebook gratuito, e você pode baixar ele aqui.

A jornada de compra de um cliente começa quando ele ainda não sabe sequer que ele tem um problema a ser resolvido. Seja por desinformação sobre o tópico, ou por falta de experiência, ele ainda não se deparou com o problema que seu produto / serviço resolve. Essa é a chamada fase de Descobrimento. Nesse caso o trabalho do marketing do seu negócio é ensinar a esse cliente potencial que hora ou outra ele irá se deparar com essa necessidade.

Em um segundo momento o cliente percebeu que tem o problema, e que precisa resolvê-lo. É a fase de Aprendizado. Quando ele tem domínio do problema, ele passa para a fase de Consideração, onde ele começa a procurar por produtos que possam o ajudar a resolver esse problema, e no caso, o seu produto nesse momento deve estar em evidência, de preferência para que ele compre O SEU PRODUTO.

Técnicas de Marketing trabalham o funil e os processos de compra dos clientes para que o resultado em vendas seja ótimo, afinal o mais importante é a venda. Dessa forma, cada ponto de contato entre a marca e o cliente deve estar mapeado no funil, e toda atividade de marketing deve estar voltada ao prospecto de tal forma que ele evolua no funil e se torne um cliente de fato.
Um dos pontos de contato mais importantes entre a marca e o seu público alvo são os eventos. Eventos permitem contatos duradouros, com prospectos de alto valor e que podem trazer resultados de grande impacto. Patrocinar um evento, ou participar de uma Exposição de marca em uma Feira de Negócios, por exemplo, faz parte de toda e qualquer estratégia de marketing. O que vemos no Brasil, porém, é uma grande imaturidade nesse sentido. A maior parte das marcas que conversamos ao longo de quatro anos de história não possuem uma estratégia bem alinhada de participação em eventos pautada em Retorno, seja do investimento, ROI, seja em relacionamento, ROR, seja em Objetivos, ROO. Nós escrevemos um artigo introdutório a estas metodologias e ele está disponível neste link.

O nosso propósito no Sharespot é fazer com que nossos clientes tenham Resultados em suas exposições de marca.
Estamos escrevendo uma série de artigos para explicar a metodologia que desenvolvemos internamente para que nossos clientes possam ter os mesmos benefícios em suas exposições. Nossa tecnologia auxilia neste aspecto, e assim esperamos mudar o mercado de exposição em eventos definitivamente.

Nessa série você vai encontrar:

Artigo 1 (este): Introdução ao Funil de Marketing em Eventos
Artigo 2: O Funil aplicado a Eventos – Topo de Funil
Artigo 3: O Funil aplicado a Eventos – Meio de Funil
Artigo 4: O Funil aplicado a Eventos – Fundo de Funil
Artigo 5: O pós evento
Artigo 6: Abordagem Sharespot ao Funil

resultado-eventos

Veja também:


Comentários

Facebook