Funil do Marketing para Eventos

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03 de maio de 16   |    Nenhum Comentário

O Funil de Marketing aplicado a Eventos – Fundo de Funil

Fundo do funil do Marketing de Eventos

Este é o quarto artigo de uma série de seis que descreve a abordagem do Funil de Marketing para Eventos de Marketing. Exemplificando: Ações de Marketing Promocional e de Relacionamento em Eventos, Patrocínios a Eventos voltados à exposição de Marca e Feiras de Negócio; todos fazem parte do escopo destes artigos. Estes artigos serão transformados em um ebook que tem como objetivo auxiliar o mercado de eventos a medir o retorno do investimento de marketing em eventos.

Como foi tratado nos artigos anteriores sobre o Topo do funil e Meio de Funil, o mais importante da análise é compreender o contexto e tratar os resultados na estratégia global do evento. Com isso em mente, tento ATRAÍDO e CONVERTIDO os prospectos em leads, é necessário 1) continuar evoluindo o cliente potencial ao momento da venda, e 2) utilizar o potencial destes leads em divulgação através do relacionamento dele com a marca.

A primeira atividade chave desta etapa é, então, continuar a evoluir o cliente até a venda. Na etapa anterior, do meio do funil, executam-se atividades com o objetivo de segmentar o cliente, ou seja, responde-se a pergunta sobre onde o cliente está de fato na jornada de compra, e quem é este cliente. Obviamente, para tal, é importante que as personas estejam bem traçadas e que as jornadas de compra sejam conhecidas e já tenham sido testadas. O lead que já está em seu estande (estande aqui materializa a estrutura montada na ação ou exposição de marca) não está esperando uma abordagem de venda padrão, ele quer ter suas necessidades atendidas. Apresentações personalizadas, conteúdos assertivos, publicidade inteligente irão aumentar consideravelmente as suas chances de vender para este cliente potencial.

A segunda atividade chave é aproveitar o momento para montar um relacionamento com este cliente. Montar uma imagem intimista com este cliente, como por exemplo conseguir que um brinde com sua marca seja muito utilizado ou que fique colado na geladeira dele, é o objetivo. As mídias sociais hoje podem ser utilizadas para montar esse relacionamento. Isso faz com que o seu visitante, que iniciou a jornada lá no topo do funil, possa se tornar, em alguns minutos, um defensor da sua marca, alguém que te recomende e espalhe sua mensagem.

Fundo do funil do marketing de eventos

Compreende como essa abordagem pode te levar do “executor” a “autoridade no assunto”?

No próximo artigo falaremos sobre o pós-evento. Enfim, o que fazer com estes contatos e clientes potenciais quando o evento termina? No último artigo nós mostraremos em um caso real como isso acontece! Acompanhe…

resultado-eventos

Esta é uma série de 6 posts que serão lançados semanalmente. Abaixo você encontra todos os conteúdos:

Artigo 1: Introdução ao Funil de Marketing em Eventos
Artigo 2: O Funil aplicado a Eventos – Topo de Funil
Artigo 3: O Funil aplicado a Eventos – Meio de Funil
Artigo 4: O Funil aplicado a Eventos – Fundo de Funil (Este artigo)
Artigo 5: O pós evento
Artigo 6: Abordagem Sharespot ao Funil

 


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